Papa: "a presença de Jesus ressuscitado transforma tudo"

O Papa Francisco disse que Jesus transforma tudo, até mesmo a  escuridão é vencida pela luz e o sentido de cansaço dá lugar a nova vivacidade

Da redação, com Rádio Vaticano

Neste domingo, 10, como habitualmente, também nas palavras proferidas antes da oração do Regina Coeli juntamente com os fieis reunidos na Praça de São Pedro, o Papa Francisco teceu algumas considerações acerca do Evangelho.

praça sao pedro

Fiéis na Praça de São pedro para a oração do Regina Coeli / Fonte: Rádio Vaticano

Um texto em que o Apóstolo João é um importante protagonista. É ele que reconhece Jesus nas margens do Lago da Galileia, onde o Filho vai à procura deles, e onde acontece a pesca milagrosa.

“Com efeito, depois do período passado com Jesus nos importantes momentos da seu percurso: paixão, morte, ressurreição, os discípulos voltam, como que um pouco desiludidos à sua faina de pescadores. E passaram uma noite no lago sem pescar nada. Jesus apresenta-se então a eles, mas ele não o reconhecem”, explicou o Papa.

“É o Senhor”

No entanto obedecem à sua sugestão de lançar as redes à direita do barco. Resultado; uma pesca incrivelmente abundante. E eis então que João diz a Pedro: “É o Senhor!”. Francisco disse que nessa exclamação está o entusiasmo da fé pascal.

“Naquela exclamação: ‘é o Senhor!’ está todo o entusiasmo da fé pascal, cheia de alegria e estupor, que contrasta fortemente com a confusão, o desconforto, o sentido de impotência que se tinham acumulado no ânimo dos discípulos”.

Aquela rede vazia era, na interpretação do Papa, como que o balanço da experiência dos discípulos com Jesus: “tinham-no conhecido, tinham abandonado tudo para o seguir, cheios de esperança. E agora?”. Mas aquela aparição de Cristo ressuscitado no Lago da Galileia e o milagre da pesca, muda de novo tudo para eles, para os cristãos.

Jesus ressuscitado transforma tudo

“A presença de Jesus ressuscitado transforma tudo: a escuridão é vencida pela luz, o trabalho inútil torna-se novamente frutuoso e prometedor, o sentido de cansaço e de abandono dá lugar a nova vivacidade e à certeza de que ele está conosco”, afirma o Pontífice.

Francisco frisa que estes sentimentos animam desde então a Igreja, a Comunidade do Ressuscitado. Às vezes pode parecer que o mal, as trevas, o cansaço prevaleça, mas “a Igreja tem a certeza de que sobre aqueles que seguem o Senhor Jesus, resplandece a luz da Páscoa que jamais se esconde”.

Alegria e esperança

A certeza de que Cristo ressuscitou realmente, infunde nos corações dos crentes uma íntima alegria e uma esperança invencíveis. E a Igreja continua a fazer ressoar este festivo anuncio e todos são chamados a comunica-lo.

“Todos nós cristãos somos chamados a comunicar esta mensagem de ressurreição àqueles que encontramos, especialmente a quem sofre, a quem está só, a quem se encontra em condições precárias, aos doentes, aos refugiados, aos marginalizados. A todos, façamos chegar um raio da luz de Cristo ressuscitado, um sinal da sua potência misericordiosa”.

Renovação da fé pascal

E o Papa concluiu pedindo a Deus para que renove em todos a fé pascal e torne-os conscientes da missão ao serviço do Evangelho e dos irmãos. Que Nossa Senhora interceda a favor de todos da Igreja, para que possa proclamar a grandeza do amor de Cristo e da sua misericórdia.

Depois da oração do Regina Coeli, o Papa lançou um novo apelo a favor da libertação de todas as pessoas sequestradas em zonas de conflito armado e recordou, de modo particular, o padre salesiano, Tom Uzhunnalil, raptado em Aden, no Iémen dia 4 de março.

Dia Nacional para a Universidade Católica do Sagrado Coração

Antes de saudar os diversos grupos italianos presentes na Praça de São Pedro, os que estavam de passagem por Roma e de se despedir, desejando a todos um bom domingo e pedindo orações para ele, Francisco recordou ainda que hoje na Itália, celebra o Dia Nacional para a Universidade Católica do Sagrado Coração, sob o tema “Na Itália do Amanhã eu estarei”.

O Pontífice exprimiu o desejo de que esta grande universidade continue a prestar um importante serviço à juventude italiana e que possa continuar, com renovado empenho, a sua missão formativa, atualizando-a cada vez mais às exigências de hoje.


adailton

Adailton Batista é missionário da Comunidade Canção Nova desde 2009. Nasceu na cidade de Janaúba, MG. Atua como Gerente de mídias sociais e produtor de conteúdo do portal cancaonova.com. Estudante de jornalismo na Faculdade Canção Nova, é também autor do blog.cancaonova.com/metanoia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo