UMA LUZ

Reino Unido testa a primeira vacina em humanos contra coronavírus

Dois voluntários receberam uma dose da vacina para testes, que vem sendo desenvolvida há três meses

Da redação, com agências

Vacina contra o Covid-19 pode estar mais perto de ser criada, segundo pesquisadores da Universidade de Oxford / Foto: Reuters – Dado Ruvic

Dois voluntários receberam nesta quinta-feira, 23, uma dose da vacina contra o Covid-19. Os dois são os primeiros de 800 pessoas recrutadas pela Universidade de Oxford, no Reino Unido.

Metade dessas pessoas receberão a vacina contra o coronavírus, enquanto a outra receberá uma vacina contra meningite. O estudo foi organizado desta maneira para que os voluntários não saibam qual vacina receberam, mas os médicos saberão.

Elisa Granato, uma das voluntárias que está sendo testada, disse que faria qualquer coisa para ajudar. “Sou uma cientista e queria oferecer meu suporte a todo esse processo científico da maneira que puder”, disse.

A vacina foi desenvolvida há três meses por um time da Universidade de Oxford. Sarah Gilbert, professora especialista em vacinas do Instituto Jenner, liderou a pesquisa pré-clínica.

“Pessoalmente, tenho um alto grau de confiança nesta vacina”, disse a pesquisadora. “Claro que teremos de testá-la e arregimentar informações humanas. Precisamos demonstrar que ela funciona e fazer com que as pessoas parem de ser infectadas com o coronavírus antes de usá-la em larga escala na população”, reiterou.

Anteriormente, a professora Gilbert disse que estava “80% confiante” de que a vacina funcionaria, mas agora prefere dizer que está “muito otimista” quanto às suas chances de funcionar.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo