COVID-19

“Os jovens não são invencíveis”, afirma chefe da OMS

Em entrevista coletiva, Tedros Adhanom culpou o descuido dos jovens pelo aumento de casos da pandemia em diversos países

Tedros Adhanom, diretor-geral da OMS, critica a postura dos jovens diante da pandemia / Foto: Reprodução Reuters

Da redação, com Reuters

O chefe da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, disse, nesta quinta-feira, 30, durante uma coletiva de imprensa, que os picos nos números de casos positivos de coronavírus em alguns países se deu parcialmente por conta dos jovens, que baixaram a guarda e se descuidaram. Adhanom disse que o mundo precisa aprender a conviver com a doença.

“Já dissemos isso antes e diremos novamente: os jovens não são invencíveis”, advertiu o diretor-geral da OMS em entrevista coletiva, realizada em Genebra, acrescentando que “picos recentes foram provocados por jovens que baixaram a guarda durante o verão do hemisfério norte”.

Uma única onda

A OMS ainda alertou sobre a transmissão do novo coronavírus no Hemisfério Norte, que atravessa o verão. Segundo a entidade, a Covid-19 não se comporta como a gripe, ou seja, não segue tendências tradicionais.

“As pessoas ainda pensam na doença como uma estação do ano. O que todos precisamos entender é que este é um novo vírus”, disse Margaret Harris, porta-voz da OMS, que pediu às autoridades mais vigilância a fim de diminuir a transmissão, que tem se espalhado com força por conta das aglomerações.

Com relação às ditas “ondas” do vírus, Margaret disse o seguinte: “Será uma única grande onda. Vai subir e descer um pouco. O melhor a fazer é achatá-la e transformá-la em apenas algo que passe por nossos pés”.

A França registrou quase 1.400 novos casos na quarta-feira, 29, o maior aumento diário em mais de um mês. A Grã-Bretanha, por sua vez, registrou 763 novos casos. O Brasil conta com 2.552.265, segundo o último levantamento oficial divulgado pelas autoridades.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo