Pandemia

Espanha impõe bloqueio após novo surto de covid-19

Região da Galícia tomou decisão após Catalunha também fazer restrições

Da redação, com Reuters

A região espanhola da Galícia, no noroeste da Espanha, impôs restrições a cerca de 70.000 pessoas no domingo, 5, após um surto de COVID-19, um dia depois que a Catalunha também introduziu um bloqueio local para conter a propagação do coronavírus.

As pessoas que vivem em La Marina, ao longo da costa norte da Espanha, na província de Lugo, não podem sair da área desde a meia-noite desta segunda-feira, 6, até a sexta-feira, 10, dois dias antes das eleições regionais, em 12 de julho.

Na cidade de Foz, em La Marina, um motorista de caravana não identificado disse que a melhor parte das caravanas estacionadas à beira-mar partiu assim que souberam do bloqueio, na manhã de ontem.

O primeiro-ministro Pedro Sanchez, falando em um comício político local em Bilbao no domingo, pediu às pessoas que não baixem a guarda, mas pediu calma porque “a detecção precoce desses surtos mostra que o sistema de saúde está muito mais bem preparado” do que em março.

O governo regional disse que as pessoas poderão circular por La Marina, mas apenas aqueles que precisam viajar a trabalho poderão sair ou entrar na área.

O ministro regional da Saúde, Jesus Vazquez Almuina, disse em entrevista coletiva, no domingo, que os maiores surtos estavam ligados aos vários bares da região. As autoridades regionais de saúde disseram que agora existem 258 casos na Galiza, dos quais 117 em Lugo.

A capacidade em bares e restaurantes será reduzida para 50% e as pessoas terão que usar uma máscara facial, mesmo ao ar livre nas praias ou piscinas, disseram as autoridades.

O ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa, disse no domingo que o ministério estava acompanhando de perto as situações na Galiza e na Catalunha.

“As medidas sociais de distanciamento e bloqueio foram a chave para achatar a curva. Agora, elas são necessárias novamente para interromper os surtos”, disse ele no tweet.

A Espanha registrou 205.545 casos de coronavírus e 28.385 mortes de acordo com dados do Ministério da Saúde, tornando-a um dos países mais afetados da Europa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo