Conflitos

Palestinos atacam túmulo que teria sido de José do Egito

Grupo de palestinos atacam túmulo que teria sido de José do Egito, um dos doze filhos de Jacó

Da redação, com Agências

Um grupo de palestinos atacou, nesta sexta-feira, 16, com bombas incendiárias, o túmulo onde estaria sepultado José do Egito, um dos doze filhos de Jacó, em Nablus, no norte da Cisjordânia, lugar venerado pelos judeus. O Presidente da Palestina, Mahmoud Abbas, condenou o ataque, ordenou a reparação do local e abriu uma investigação.

incendio_palestina

Incêndio destrói túmulo que teria sido de José do Egito / Foto: Reprodução/Twitter/Peter Lerner (Força Defensiva de Israel)

A onda de violência foi desencadeada, parcialmente, pela revolta dos palestinos em relação à ocupação judaica de al-Aqsa, o Monte do Templo, considerado sagrado por ambos.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu afirmou estar disponível para receber Abbas e restaurar a calma. Por seu lado, militantes da Fatah e membros da Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa dizem que não estão vinculados a quaisquer acordos para manutenção da paz.

Também nesta sexta-feira, em Hebron, um palestino, que se fazia passar por jornalista, esfaqueou um soldado israelita. Acabou baleado e morto. Um outro teria sido morto em Gaza.

O Conselho de Segurança da ONU reúne-se nesta sexta-feira à tarde, em Nova Iorque, a pedido de vários países árabes. O Secretário de Estado dos EUA, John Kerry, planeia viajar nos próximos dias para a região.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo