Na festa da Epifania, Francisco disse que a viagem dos magos do Oriente evoca o caminho cristão, que tem como estrela condutora a Palavra de Deus
Jéssica Marçal
Da Redação
A Palavra de Deus é a estrela que conduz o homem a Jesus. Essa foi a reflexão central do Papa Francisco antes da oração mariana do Angelus nesta terça-feira, 6, por ocasião da Solenidade da Epifania. Segundo Francisco, a experiência dos magos do Oriente evoca o caminho do homem rumo ao encontro com Cristo.
A festa de hoje dirige o olhar do mundo para a manifestação do Senhor a todos os povos, disse o Papa, recordando que Deus oferece o seu amor e salvação a todos. Ao se concentrar no Evangelho do dia, Francisco comentou a viagem dos magos como uma viagem da alma, um caminho rumo ao encontro com Cristo e um exemplo para os dias de hoje.
“Como para os magos, também para nós procurar Deus quer dizer caminhar, olhando para o céu e vendo no sinal visível da estrela o Deus invisível que fala ao nosso coração. A estrela que é capaz de guiar cada homem a Jesus é a Palavra de Deus: essa é luz que orienta o nosso caminho, nutre a nossa fé e a regenera”.
O Papa destacou, então, a importância de ler e meditar a Palavra de Deus, a fim de que ela seja para cada um uma chama para iluminar seus passos. Ele enfatizou que os fiéis precisam caminhar atentos, incansáveis, corajosos e com a luz da Palavra de Deus. “Sempre com a Palavra de Deus em mãos, um pequeno Evangelho no bolso, na bolsa, sempre, para lê-lo, não se esqueçam disso: sempre comigo, a palavra de Deus”.
Além da Epifania, hoje também é o Dia Mundial da Infância Missionária, data que foi recordada pelo Papa. Trata-se da festa das crianças que vivem com alegria o dom da fé e rezam para que a luz de Jesus chegue a todas as crianças do mundo.
“Encorajo os educadores a cultivar nos pequenos o espírito missionário, a fim de que surjam entre eles testemunhas da ternura de Deus e anunciadores do seu amor”.