OMS

Países africanos alcançam uma semana sem novos casos de ebola

Países africanos alcançam uma semana sem novos casos de ebola, comemora a Organização Mundial da Saúde

Da redação, com ONU

Pela primeira semana, desde março de 2014, não há registro de nenhum novo caso de ebola nos três países mais afetados pelo surto – Guiné, Libéria e Serra Leoa. A nova atualização da Organização Mundial da Saúde sobre a situação do vírus ebola na África Ocidental revelou a boa notícia ao não detectar nenhuma nova infecção.

O porta-voz da ONU, Stéphane Dujarric, informou nesta quinta-feira, 8, no entanto, que apesar dos avanços para o fim do surto ainda há um alto número de pessoas que correm o risco de apresentar sintomas da doença. “As experiências prévias indicam que no final do surto do ebola poderemos ainda ver semanas inteiras sem intercaladas por novos casos”, explicou.

A atualização vale para a Guiné e Serra Leoa, já que a Libéria foi declarada oficialmente livre de ebola em 3 de setembro de 2015. Até outubro, a doença foi responsável por mais de 11 mil mortos.

A OMS alertou que medidas de vigilância robustas devem continuar vigentes para assegurar a rápida detecção de qualquer novo caso de emergência. Ainda há 500 pessoas que tiveram contato com pacientes do ebola em fase de vigilância.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo