As Pontifícias Obras Missionárias, de Cuba, vão celebrar no próximo Domingo, dia 21, o Dia Mundial das Missões, com o tema da mensagem do papa Bento XVI, “Todas as Igrejas para todo o mundo”.
Este ano, as comemorações missionárias vão ter uma motivação acrescida no país, uma vez que elas são celebradas no mesmo mês em que será beatificado o primeiro cubano, o agostiniano José López Piteira, um missionário morto aos 23 anos.
A cerimônia de beatificação está marcada para 28 de Outubro, em Roma, mas José López Piteira será lembrado em todas as celebrações oficiadas em Cuba no próximo fim de semana. O objetivo é estimular a generosidade e a fé dos jovens que participam das orações missionárias.
As celebrações missionárias em Cuba também terão outra particularidade este ano – a participação das crianças. Segundo o diretor nacional das Obras Pontifícias Missionárias no país, o Pe. Raúl Rodríguez, será a primeira vez que a Infância Missionária de Cuba participa da campanha de 18 de Outubro, intitulada “Um milhão de crianças rezam pela união e a paz no mundo”.
Para apoiar as diversas iniciativas pastorais e missionárias que estão a decorrer em várias comunidades, as Obras Pontifícias Missionárias publicaram um CD que, para além da mensagem do Papa, apresenta indicações para a celebração do dia, com as crianças da Infância Missionária.
Os grupos missionários paroquiais de Cuba estão a preparar uma exposição de fotografias e testemunhos dos missionários, incluindo ainda trabalhos realizados em pequenas comunidades.