Oriente Médio

Padre sequestrado pelo Estado Islâmico é libertado na Síria

Padre sequestrado pelo Estado Islâmico em maio deste ano é libertado na Síria

Da redação, com Rádio Vaticano

O Núncio Apostólico na Síria, Dom Mario Zenari, anunciou nesta segunda-feira 12, que o sacerdote sírio-católico padre Jacques Mourad, prior do mosteiro de Mar Elian em Al Qariatayn, no sudoeste de Homs, foi libertado no último sábado e se encontra em boas condições de saúde.

.: Veja outras notícias sobre a perseguição aos cristãos

O sacerdote, conhecido pelo trabalho em favor do diálogo inter-religioso entre cristãos e muçulmanos, foi sequestrado em maio passado.

Padre Mourad há doze anos guiava a paróquia sírio-católica local. Foi um dos primeiros monges da comunidade de Mar Musa e não obstante os conflitos e ameaças de sequestro, não quis abandonar a sua gente.

Segundo fontes locais, o sacerdote celebrou, neste domingo, 11, a primeira missa depois de sua libertação. Ele se encontraria no povoado de Zaydal, a cerca de cinco quilômetros de Homs, mas não há confirmações oficiais por motivos de segurança. Em agosto passado, a área de Al Qariatayn caiu nas mãos dos jihadistas que sequestraram cerca de 230 civis, dentre os quais 60 cristãos.

Dom Zenari confirmou as boas condições de saúde de padre Mourad, com o qual falou por telefone, mas não sobre o sequestro. O bispo disse que nos próximos dias o sacerdote chegará a Damasco e ele mesmo falará sobre o sequestro. Para o Núncio Apostólico em Damasco, a notícia da libertação de padre Mourad é muito positiva.

Padre Mourad era amigo e colaborador do padre Paolo Dall’Oglio, sacerdote jesuíta de origem italiana sequestrado em 2013. Sobre ele, não há notícias.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo