Solidariedade

Padre fala do auxílio enviado às vítimas do terremoto no Nepal

Número de mortos em terremoto aumentou; segundo sacerdote, a situação é grave, mas o apoio internacional conforta as vítimas

Da Redação, com Agência Fides

A situação no Nepal continua grave após o terremoto que atingiu o país no último dia 25 de abril. Dados divulgados nesta terça-feira, 5, pelo Centro de Operações de Emergência Nacional do Nepal, registra 7.557 como o número de mortes na tragédia. Diante dos dados, o pró-vigário apostólico do Nepal, padre Silas Bogati, destaca que, embora a situação seja grave, o apoio internacional está chegando e o povo está encontrando um pouco de conforto.

O sacerdote informa que foi criado um comitê de organização de todas as realidades e ONGs envolvidas. A Caritas está ajudando o povo atingido pelo terremoto; a prioridade é para as famílias e vilarejos atingidos nas áreas remotas, onde o auxílio tarda a chegar.

“O importante é mostrar unidade entre todos os sujeitos envolvidos na solidariedade e coordenar o melhor possível as operações de socorro. Hoje, os nepaleses estão um pouco mais aliviados ao ver como a ajuda está chegando de toda parte do mundo. A mobilização da comunidade internacional é comovente. Depois da fase de socorro começará aquela da reconstrução. Como Igreja católica, estamos inseridos plenamente nesta obra de proximidade e caridade e levamos às pessoas um anúncio de esperança: a vida não terminou, a esperança vive”.

A ajuda internacional para o Nepal chega de diversas partes. A Cáritas Brasileira e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estão se articulando para o lançamento da campanha de arrecadação de recursos financeiros para as vítimas. O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) mobilizou a equipe e está utilizando as reservas de emergência para atender às necessidades humanitárias urgentes das crianças vítimas do terremoto. Também o Papa Francisco enviou a sua ajuda. Por meio do Pontifício Conselho Cor Unum, órgão destinado à caridade do Papa, foram alocados 100 mil dólares para o socorro aos atingidos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo