Sem notícias

Padre desaparece na Síria; há hipótese de sequestro

Padre Dhiya Azziz já havia sido sequestrado por jihadistas em julho, mas conseguiu fugir; não está descartada a hipótese de sequestro

Da Redação, com Rádio Vaticano

Está desaparecido o padre franciscano Dhiya Azziz, 41 anos, pároco de Yacoubieh, na Síria. Na manhã de 23 de dezembro, perdeu-se todo o contato com ele, que estava viajando em um táxi de retorno da Turquia, onde foi visitar a sua família ali refugiada. A notícia foi dada pela Custódia da Terra Santa, que acredita na possibilidade “de que ele tenha sido levado por algum grupo”. Pe. Dhiya já tinha sido sequestrado por jihadistas em julho, mas conseguiu fugir.

Segundo comunicado divulgado pela Custódia da Terra Santa, padre Dhiya estava viajando de táxi. Havia outras pessoas no carro. Ele havia partido de Lattakia em direção de Yacoubieh, passando provavelmente por Hama, para chegar à sua paróquia para as festividades natalinas. Ele estava voltando da Turquia, onde foi visitar sua família que se refugiou ali depois da entrada de milicianos do autoproclamado Estado Islâmico, em Karakosh (Iraque), seu país natal.

Último contato telefônico

O último contato telefônico foi no dia 23 de dezembro, às 9 horas. Desde então, ninguém sabe onde ele está. Ele deveria ter chegado a Yacoubieh no início da tarde de 23 de dezembro. Não há notícia de nenhum dos passageiros.

Estamos tentando entrar em contato com as várias facções locais – continua o comunicado – para ver se alguém é capaz de nos dar informações. Até agora sem resultado. É lícito pensar que ele foi levado por algum grupo. Segundo o comunicado, está sendo feito tudo possível para entender quem é esse grupo. A situação altamente caótica do país não nos permite fazer muito, acrescenta o comunicado, mas se houver notícias, notificaremos.

A Custódia da Terra Santa convida todos à oração e à solidariedade para com o padre Dhiya, para com seus paroquianos, e os coirmãos na Síria, os pastores e todos aqueles que trabalham neste país para fazer o bem.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo