Do Vaticano a Fátima

Padre de 72 anos pedala milhares de quilômetros contra fome

Há sete anos, Pe. Antônio Monteiro, percorre dezenas de milhares de quilômetros do Vaticano até Fátima em bicicleta, para chamar a atenção para o fato que milhares de crianças morrem diariamente de fome.

Pe. Antônio Monteiro, 72 anos, natural de Alcobaça, pertencente à congregação franciscana “Irmãos de Jesus”, acaba de voltar ao Vaticano após ter completado a sétima peregrinação, passando por Lourdes e pelo Caminho de Santiago até chegar a Fátima, numa viagem que durou quase dois meses.

Pe. Antonio leva consigo “um protesto contra os Governos de todo o mundo pelas cinco mil crianças que todos os dias morrem de fome”. “Os Governos dizem que não há dinheiro para ajudar, mas para bombas, armas e guerras há dinheiro. Para salvar as crianças, não”, lamentou o franciscano, que em sua romaria em bicicleta recolhe donativos para a sua missão.

Formado em psiquiatria na Universidade de Coimbra, trabalha como psicólogo num convento em Roma, ocupando-se de 150 crianças abandonadas. É sacerdote há 22 anos, e antes de se ordenar, Pe. Antônio foi casado, tem oito filhos, 24 netos e um bisneto.

Sobre as dificuldades da viagem, durante a qual pernoita em albergues de peregrinos e quartéis de bombeiros, comentou que “não é sacrifício nenhum. O Senhor Jesus sofreu muito mais”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo