Intenção de Oração do Papa

Padre comenta realidade dos cristãos na África

Nas intenções de oração deste mês, Papa Francisco pede que se reze pelos cristãos na África.

Denise Claro
Da redação

Padre Fernando celebrando em comunidade de Uganda / Foto: Arquivo Pessoal

Neste mês de maio, a intenção geral de oração do Papa Francisco ao Apostolado de Oração é pelos cristãos na África. O Santo Padre roga para que, em meio às dificuldades enfrentadas, os fiéis africanos consigam dar “um testemunho profético de reconciliação, de justiça e de paz, à imagem de Jesus Misericordioso”.

Padre Fernando Reis é brasileiro e mora na África há três anos e diz que a experiência têm sido enriquecedora:

“Em 2014 fui enviado para uma missão na Nunciatura Apostólica na Uganda, com sede na capital, Kampala. Tem sido um tempo de graça de Deus na minha vida e de amadurecimento na vida de fé e de Igreja ao mesmo tempo. Um verdadeiro exercício de comunhão na missão.”

Retrato do Continente

O sacerdote apresenta a realidade do continente, que têm mais de 50 países, com línguas, culturas, tradições e religiões diferentes.

“Os cristãos também estão lá: católicos, protestantes, coptas entre outros. A Igreja Católica, em particular, está presente em todos os países africanos com maior ou menor percentual de fiéis, variando conforme o país.”

Em Uganda, segundo Padre Fernando, especificamente os católicos somam mais de 40% da população.

“Tem-se liberdade de ir e vir e de expressão e celebração da fé. As comunidades estão crescendo e as pessoas em geral são muito receptivas e abertas à dimensão religiosa e ao serviço de evangelização promovido pela Igreja.”

Mas o religioso lembra que há desafios:

“O diálogo com os costumes e religiões locais, bem como aquele posto pela crescente presença de seitas de base pentecostal. Enfim, é uma comunidade de fé viva e vibrante, não obstante a extrema pobreza material em geral no país. E a Igreja já tem uma boa estrutura de Dioceses e Paroquias bem como de outras estruturas eclesiásticas, como Seminários para a formação​ do Clero e uma pequena Universidade Católica.”

Padre Fernando destaca que os cristãos na África formam uma comunidade de fé viva e vibrante, não obstante a extrema pobreza material / Foto: Arquivo pessoal

 Intenção de Oração do Papa

Sobre o pedido do Papa Francisco, Padre Fernando ressalta a importância, devido às muitas situações de perseguição, de instabilidade política e a atual questão dos refugiados.

O sacerdote explica que muitos são obrigados a deixar seus países, suas comunidades para fugir de guerras e da fome, em busca de uma oportunidade de vida.

“É importante rezar, para expressar a nossa amizade e comunhão com os nossos irmãos de fé africanos. A oração, como costuma-se dizer, “move montanhas”. Que a oração que o Santo nos pede seja intensa a tal ponto que possa mover as mentes e os corações dos “senhores da guerra” e dos que detém certo peso e poder decisório também no campo político em prol de paz, liberdade e estabilidade para todos os países africanos.”

O religioso lembra que os cristãos do mundo todo devem sustentar também os missionários que estão no continente:

“Sobretudo, rezemos para apoiar os missionários e voluntários que atuam na África. Rezemos para que os nossos irmãos nativos abracem e testemunhem, de cada forma cada vez mais intensa, a fé católica. Podemos ajudar a missão na África ? Sim. Como ? Especificamente oferecendo a nossa oração, por mais simples que seja, por eles. Rezemos e peçamos “paz, justiça e reconciliação” para os corações de nossos irmãos católicos africanos.”

Assista ao vídeo do mês de maio com a mensagem do Papa:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo