Apelo

Ouvir o pranto da Terra e dos pobres, pede cardeal ao Fórum de Davos

Cardeal Peter Turkson recorda mensagem do Papa Francisco na Laudato sí

Da Redação, com Vatican News

O prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral, Cardeal Peter Turkson, concedeu coletiva de imprensa nesta quarta-feira, 22, no Fórum Econômico Mundial, que começou na terça-feira, 21. O apelo do cardeal é para que se escute o pranto da terra e dos pobres.

Leia também
.: Papa pede responsabilidade moral a participantes de Fórum Econômico
.: Brasil cria centro para indústria 4.0 no Fórum Econômico Mundial

“A terra está chorando, também os pobres estão chorando”, destacou o cardeal. Por este motivo, os líderes religiosos presentes em Davos falam ao coração da grande finança e economia mundial procurando suscitar uma “consciência global de mudança”. Além do cardeal, também presentes o Patriarca Ecumênico Bartolomeu I e o rabino chefe de Moscou, Pinchas Goldschmidt.

Cardeal Turkson observa: se o Papa Francisco na Laudato Si’ afirma que a terra e os pobres choram, há uma emergência que deve ser escutada, e “devemos todos conter este pranto”. “Estamos aqui como convidados do Fórum Econômico Mundial porque queremos gerar uma consciência global para uma mudança”.

Segundo o cardeal, as novas tecnologias não devem “determinar o que devemos ser”, mas devem ser usadas para o bem comum, o bem da humanidade, da terra e dos seus habitantes. “Não temos um segundo planeta para viver”, adverte, antes de pedir ao mundo político e aos governos para que reconheçam “o papel central das religiões e das fés”, denunciando a prática, principalmente nos países secularizados, de “relegar as religiões às esferas privadas, negando sua influência na vida das pessoas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo