O Pontifício Conselho para a Cultura organiza na próxima segunda-feira, 26, em Roma, um encontro com os embaixadores do continente africano credenciados junto a Santa Sé, com o intuito de promover o diálogo intercultural e a cooperação entre os países geograficamente distantes do Vaticano e desse Dicastério.
Essa é a segunda vez que o Pontifício Conselho para a Cultura promove um encontro com este objetivo, o primeiro aconteceu em março de 2011, e reuniu os embaixadores da Ásia.
Desta vez, o encontro se dividirá em duas partes e se desenvolverá em diversos lugares de Roma. A primeira parte, que será dedicada a apresentação detalhada do dicastério, ficará a cargo do presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Gianfranco Ravasi, e do secretário do órgão vaticano, Dom Barthélémy Adoukonou. Os diplomatas poderão intervir e formular propostas para aumentar a mútua cooperação. A sessão será presidida pelo chefe do Departamento para as Culturas Africanas, padre Theodore Mascarenhas, S.F.X.
No segundo momento, os participantes irão se deslocar ao Templo de Adriano, onde serão recebidos pelo presidente da Câmara de Comércio de Roma, Giancarlo Cremonesi, que explicará as atividades desse organismo aos embaixadores. Em seguida, acontecerá uma conferência sobre a história e a utilização atual do templo. Ao final do dia, os diplomatas visitarão o Auditório do Parque da Música.
Em comunicado divulgado nesta quinta-feira, 22, o Pontifício Conselho para a Cultura informou que o dicastério "trabalha em estreita colaboração" com as diversas embaixadas. Todavia, o encontro "pretende fortalecer ainda mais os laços entre eles e o Pontifício Conselho para o surgimento de novas formas de cooperação cultura. Até o momento, 23 embaixadores confirmaram sua participação".