Clima

Organizações Católicas lançam Mês do Clima

Mês do Clima é celebrado em novembro e será dedicado a proteção do meio ambiente; iniciativa foi lançada pelo Movimento Mundial Católico em favor do Clima

Da redação, com Rádio Vaticano 

O Movimento Mundial Católico celebra neste mês de novembro o Mês do Clima, em vista da Cop21, a 21ª Conferência internacional das partes sobre as mudanças climáticas, que terá lugar em Paris de 30 de novembro a 11 de dezembro.

Em comunicado, as organizações afirmam que pretendem responder ao apelo lançado em 26 de outubro passado por cardeais, patriarcas, bispos e representantes das Conferências episcopais continentais de várias partes do mundo e convida a trabalhar pela aprovação de um acordo sobre o clima que seja justo, juridicamente vinculante e gerador de uma verdadeira mudança.

O objetivo da celebração do Mês do Clima é realizar iniciativas como uma petição católica sobre o clima, assinada por 200 mil pessoas, visando a adoção de políticas internacionais para impedir o aumento do aquecimento global. O documento será entregue às autoridades francesas, que presidirão a Cop21, e aos representantes das Nações Unidas, no âmbito de um evento interconfessional que se realizará em Paris no próximo dia 28.

Outra proposta é a “Caminhada em prol do clima”, programada na capital francesa para o próximo dia 29. Uma terceira idéia é a de se criar uma cadeia ininterrupta de oração que poderá ser acompanhada no twitter mediante a hashtag #Pray4Cop21.

Mudança climática, tema moral

“Encorajamos todos a fazer ouvir a própria voz e a refletir sobre o próprio estilo de vida neste momento vital da história humana”, escreve o Movimento. “A nossa fé católica é a base para o nosso trabalho de proteção de todas as pessoas e de todas as vidas. Cremos, como disse o Papa Francisco, que a mudança climática é um tema moral e, por isso, queremos solicitar todas as pessoas a criar uma relação entre si, com a Criação e com Deus”, enfatiza o comunicado.

O Movimento Mundial Católico foi fundado em janeiro deste ano atendendo ao apelo do Papa Francisco pelo cuidado com o meio ambiente, a partir da Encíclica “Laudato Sí”. O movimento reúne 230 organizações católicas e busca aumentar a conscientização sobre as mudanças climáticas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo