Novos padres

Ordenações Sacerdotais no Vaticano: "estar prontos a dar a vida"

Neste Domingo (29) em que a Igreja Católica celebra o Dia Mundial de Oração pelas Vocações Bento XVI presidiu na Basílica de São Pedro uma celebração eucarística durante a qual ordenou 22 novos sacerdotes da diocese de Roma.

O Papa reafirmou com força que nenhum obstáculo poderá impedir que o desígnio cristão de salvação se realize, e exortou a rezar pelas vocações sacerdotais.

Na homilia, Bento XVI recordou que não obstante as incompreensões e os contrastes, o apóstolo de Cristo não perde a alegria, pelo contrário é testemunha daquela alegria que brota do estar com o Senhor.

"A certeza que Cristo não nos abandona e que nenhum obstáculo poderá impedir a realização do seu desígnio universal de salvação, seja para vós motivo de constante consolação, também nos dias de dificuldades, e de esperança inquebrantável. A bondade do Senhor está sempre convosco e é forte".

Dirigindo-se depois aos 22 diáconos que estavam para receber o Sacramento da Ordem, recordou-lhes que este Sacramento os torna participantes da mesma missão de Cristo.

"Sereis chamados a espalhar a semente da Sua Palavra, a semente que tem em si o Reino de Deus, a dispensar a misericórdia divina e a nutrir os fiéis à mesa do Seu Corpo e do Seu Sangue. Aproximando-vos do altar, vossa quotidiana escola de santidade, descobrireis cada vez mais a riqueza e a ternura do amor do Divino Mestre que hoje vos chama a uma amizade mais íntima com Ele".

Se o escutardes docilmente e o seguirdes fielmente, aprendereis a traduzir na vida e no ministério pastoral o seu amor e a sua paixão pela salvação das almas. Bento XVI convidou depois todos a rezar para que nas paróquias e nas famílias do mundo inteiro cresça a atenção pelas vocações e pela formação dos sacerdotes.

A diminuição do numero de sacerdotes é uma das grandes preocupações da Igreja Católica.
No ultimo quarto de século, perante uma população mundial que passou de 4,2 bilhões para 7 bilhões de pessoas, os padres passaram de 421 mil para 406 mil, com uma contração estatística de 3,5%, considerada em si mesma, mas muito mais dramática se confrontada com a explosão demográfica.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo