Busca de compreensão

ONU pede que Estados respeitem tratados de proteção aos indígenas

Em mensagem por ocasião do Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo, celebrado nesta sexta-feira, 9, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, destaca a importância de assegurar a participação dos povos originários em diferentes níveis de tomada de decisão.

“Os povos indígenas querem que o desenvolvimento leve em conta sua cultura e identidade e o direito de definir o seu próprio destino”, afirmou Ban Ki Monn. Ele pediu para os Estados cumprirem os tratados e acordos relacionados a estas comunidades para uma melhor compreensão de seus pontos de vista e valores.

O secretário-geral da ONU confirmou que a Conferência Mundial dos Povos Indígenas programada para setembro 2014 servirá para fazer avançar a causa desses grupos em todos os lugares.

A alta comissária da ONU para os Direitos Humanos, Navi Pillay, pediu que os Estados aumentem seus esforços para respeitar os tratados que protegem os povos indígenas.

“Os tratados assinados ou ratificados há mais de um século seguem sendo a pedra angular da proteção da identidade, a terra e os costumes destes povos”, disse Pillay em comunicado.

Os indígenas representam uma diversidade notável, com mais de cinco mil grupos diferentes em cerca de 90 países, e somam 370 milhões de pessoas, 5% da população mundial.

O Dia Internacional dos Povos Indígenas do Mundo foi criado pela Assembléia Geral da ONU em dezembro de 1994.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo