Realidade social

ONU: número de migrantes chega a 244 milhões em 2015

A migração internacional aumentou mais rápido do que o crescimento da população, de acordo com as Nações Unidas

Da redação, com ONU

O número de migrantes internacionais alcançou a marca de 244 milhões em 2015 – um aumento de 41% em relação ao ano 2000, segundo informações do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU (DESA) publicadas na terça-feira, 12. Dentro deste número, 20 milhões são refugiados.

ONU número de migrantes chega a 244 milhões em 2015

Soldados da fragata Schleswig-Holstein resgatam imigrantes no Mediterrâneo / Foto: Alexander Gottschalk/ Bundeswehr/Fotos Públicas

“O aumento do número de migrantes internacionais reflete a crescente importância da migração internacional, que tem se tornado uma parte integral das nossas economias e sociedades. A migração bem administrada traz importantes benefícios aos países de origem e destino, bem como para os migrantes e suas famílias”, observou o subsecretário-geral do DESA, Wu Hongbo.

A migração internacional aumentou mais rápido do que o crescimento da população, de acordo com as Nações Unidas. Com isso, a quantidade de migrantes totaliza 3,3% da população global em 2015, enquanto em 2000, somavam 2,8%.

No entanto, há diferenças nas regiões do mundo: na Europa, América do Norte e Oceania, os migrantes são pelo menos 10% da população; na África, Ásia e América Latina e Caribe, menos de 2% são estrangeiros.

.: Mais de cem migrantes morrem na costa da Somália

Segundo a ONU, em 2015, dois em cada três migrantes internacionais viviam na Europa ou na Ásia. Cerca de metade dos migrantes nasceram na Ásia.

Ainda, 16 milhões de pessoas nascidas na Índia moram em outros países, comparado a 12 milhões do México, sendo assim, os países com as maiores diásporas do mundo. Rússia, China, Bangladesh, Paquistão e Ucrânia seguem em ordem na lista em número de cidadãos vivendo no estrangeiro.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela ONU destacam que a vulnerabilidade dos migrantes, deslocados internos e refugiados, relacionada ao deslocamento forçado e crises humanitárias, pode reverter os avanços das últimas décadas. Entre os compromissos da Agenda de 2030 está o de proteger os direitos dos migrantes e implementar políticas de migração.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo