Os inspetores das Nações Unidas confirmaram o desligamento do principal reator da Coréia do Norte, declarou em Bangcoc o diretor-geral da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), Mohamed ElBaradei
"Nossos inspetores estão no local e verificaram o fechamento do reator, ontem (domingo)", declarou ElBaradei. "É um passo realizado na direção correta", comentou em sua passagem por Bangcoc.
Os inspetores da AIEA comprovaram o fechamento de Yongbyon no domingo e esperam se certificar do mesmo em quatro outras instalações nucleares até a próxima quarta-feira, explicou aos jornalistas.
A iniciativa veio depois da chegada do primeiro carregamento de ajuda prometido ao país em um acordo de desarmamento nuclear. O desligamento do reator é a primeira etapa para desativar o programa nuclear da Coréia do Norte.
Pyongyang aceitou iniciar esse processo após o desbloqueio em junho de fundos até então congelados em um banco de Macau e depois que no sábado passado chegou a primeira remessa das 50.000 toneladas de combustível pesado prometidas à Coréia do Norte em compensação pelo fechamento de Yongbyon.