As Nações Unidas celebram nesta terça-feira, 18, o Dia Internacional dos Migrantes. Segundo a ONU, mais de 214 milhões de pessoas vivem fora de seus países de origem.
Leia mais:
.: Saiba mais sobre o trabalho da Pastoral do Migrante no Brasil
.: Mensagem do Papa para Jornada Mundial do Migrante e Refugiado
Em sua mensagem para esse dia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, lembra que muitos fogem de situações difíceis e acabam enfrentando desafios ainda maiores, como discriminação e pobreza. Para Ban Ki-moon, os migrantes precisam de apoio para ajudar a sociedade onde se encontram.
O tema da migração tem chamado, cada vez mais, a atenção da comunidade internacional. Em 2013, a Assembleia Geral da ONU realizará o segundo Diálogo de Alto Nível sobre Migração e Desenvolvimento. Um dos tópicos será a proteção dos direitos de meninas e mulheres migrantes.
Segundo Ban Ki-moon, a crise financeira e medidas de austeridade fiscal estão levando a casos de xenofobia e discriminação de migrantes. Muitos setores da economia dependem do trabalho dos migrantes, que em alguns casos, quando se tornam empresários, ajudam a criar empregos.
O Secretário-Geral pediu aos países membros da ONU que ajudem a fazer dos direitos humanos o pilar das políticas migratórias. Ele disse ainda que os Governos devem criar alternativas para centros de detenção de migrantes.
Ban Ki-moon encerra a mensagem pedindo aos países para que ratifiquem e implementem todas as medidas possíveis sobre o tema da migração.