Surto

OMS confirma primeiro caso de ebola em área urbana do Congo

O anúncio foi feito pelo Ministério da Saúde da República do Congo após testes laboratoriais serem confirmados

Da redação, com OMS

Um novo caso do vírus ebola foi confirmado em Wangata, uma das três regiões até então consideradas seguras na zona de Mbandaka, cidade de quase 1,2 milhões de pessoas, na República Democrática do Congo.

O Ministério da Saúde anunciou a descoberta do vírus após testes laboratoriais, conduzidos pelo Instituto Nacional de Pesquisa Biomédica (INRB, sigla em inglês), terem apontado para positivo a presença do vírus.

Segundo a OMS, até o momento todos os casos confirmados de ebola foram encontrados na região de Bikoro, que fica a 150 quilômetros de distância de Mbandaka. A infraestrutura de Bikoro é limitada. Além disto, as áreas afetadas são de difícil acesso ― sobretudo nesta época do ano, mais chuvosa, o que torna as estradas quase intransitáveis.

Leia mais
.: OMS declara surto de ebola no Congo

“É um crescimento preocupante, mas agora temos ferramentas melhores do que antes para combater o ebola”, afirmou o diretor-geral da OMS, o médico Tedros Adhanom Ghebreyesus. “A OMS e nossos parceiros estão tomando ações decisivas para evitar que o vírus se espalhe”, acrescentou.

A OMS está levando 30 especialistas para conduzir uma vigilância em torno da cidade e trabalhando conjuntamente com o Ministério da Saúde e outros parceiros para envolver as comunidades na prevenção, tratamento e no relato de novos casos da doença.

“A chegada do ebola em uma área urbana é muito preocupante e a OMS e seus parceiros estão trabalhando juntas para rapidamente encontrar todos os casos já confirmados na área de Mbandaka”, informou o diretor regional da OMS para a África, o médico Matshidiso Moeti.

A OMS está trabalhando também com Médecins Sans Frontières (MSF) e outros parceiros para fortalecer a capacidade das unidades de saúde que tratam de pacientes do ebola em alas especiais de isolamento.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo