Curso de Astronomia

Observatório do Vaticano abre curso de verão para astrônomos

Curso será oferecido para 25 universitários provenientes de 22 países, selecionados de acordo com os critérios do Observatório do Vaticano

Da redação, com Rádio Vaticano

No dia 1º de junho, o Observatório Astronômico do Vaticano abrirá suas portas para o 14º Curso bienal de astronomia e astrofísica em sua sede dos Jardins de Castel Gandolfo.

O tema do curso será “Galáxias, próximas e distantes, jovens e antigas”, informou o diretor do Observatório e especialista em observação de galáxias, padre José Fundes.

Vinte e cinco estudantes universitários e de pós-graduação, de 22 nações, participarão do curso, com duração de quatro semanas. Dois seminaristas (da Itália e do Canadá), também astrônomos, farão parte do grupo de estudos e pesquisas.

Os alunos foram escolhidos entre mais de uma centena de candidatos como os mais propensos para uma carreira ativa em astronomia. Outro critério usado na seleção foi que nenhum país teria mais que dois representantes.

Estão matriculados três participantes da África, seis da América do Sul e oito da Ásia, e os alunos são 13 homens e 12 mulheres. O Presidente do corpo docente é o Dr. John Stocke, do Centro de Astrofísica e Astronomia Espacial da Universidade de Colorado e uma das professoras é Jaqueline van Gorkom, da Universidade de Columbia, Nova York.

Desde que o primeiro curso de verão foi realizado, em 1986, cerca de 325 estudantes participaram. Mais de 85% são, ainda hoje, astrônomos profissionais, incluindo algumas das figuras mais notáveis na astronomia contemporânea.

Mais informações pelos emails: gjc@specola.va ou jfunes@specola.va ou ainda pelo telefone (+39) 06 6988 5266

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo