Roma

Obras sem caridade são inúteis, destaca Bento XVI

O Papa Bento XVI visitou o Centro Dom Orione de Roma-Monte Mario para abençoar a grande estátua de  Maria Salus Populi Romani na manhã desta quinta-feira, 24. A imagem foi restaurada e colocada novamente no topo da colina, após ter sido derrubada pelos fortes ventos em 12 de outubro do ano passado.

Bento XVI fez uma reflexão sobre os ensinamento de Dom Orione, fundador dos Orionitas, a respeito do amor e da caridade:

"As obras de caridade […] não podem nunca ser reduzidas a gesto filantrópico, mas devem sempre ser expressão tangível do amor providente de Deus. Para fazer isso – recorda padre Orione -, deve-se estar 'mesclado à caridade suavíssima de Nosso Senhor' (Scritti 70, 231) mediante uma vida espiritual autêntica e santa. Somente assim é possível passar das obras de caridade à caridade das obras, pois – adiciona o vosso Fundador – 'também as obras sem a caridade de Deus, que as valorizam diante d'Ele, são inúteis'".

Acesse
.: Discurso de Bento XVI na bênção da estátua de Maria Salus populi romani

Durante a benção da Imagem, o Papa pediu a proteção de Nossa Senhora sobre as famílias:

"A Madonnina [Nossa Senhorinha] – como amam chamá-la os romanos -, no gesto de olhar do alto os lugares da vida familiar, civil e religiosa de Roma, proteja as famílias, inspire bons propósitos, incite em todos desejos de céu. 'Olhar ao céu, orar e, em seguida, avançar com coragem e trabalhar. Ave Maria e avante!' – exortava São Luís Orione", recordou o Pontífice.

 

Após a bênção, o Santo Padre visitou o Mosteiro Dominicano de Santa Maria do Rosário em Monte Mario, onde encontrou-se com as irmãs da clausura. Neste lugar, custodiam-se a antiga imagem da Virgen Hagiosoritissa, conhecida como Virgem de São Lucas (século VII) e as relíquias de São Domingos, Santa Catarina de Sena e outros santos e santas dominicanos.

A visita de Bento XVI a Monte Mario coincide também com a "Festa do Papa", que a cada ano a Família de Dom Orione promove em todo o mundo, seguindo a tradição iniciada pelo seu fundador, São Luís Orione.

 

Maria Salus populi romani

 

A grande estátua da Virgem, de 9 metros de altura, é de cobre, dourada, e "foi colocada na colina de Monte Mario em 1953, como cumprimento de um voto popular manifestado durante a Segunda Guerra Mundial, quando as hostilidades e armas faziam temer pelo destino de Roma", explica Bento XVI.

"Das obras romanas de Dom Orione partiu, em seguida, a iniciativa de recolher assinaturas para um voto à Nossa Senhora, ao qual aderiu mais de 1 milhão de cidadãos. O Venerável Pio XII acolheu a devota iniciativa do povo que se confiava a Maria e o voto foi pronunciado em 4 de junho de 1944, diante da imagem de Nossa Senhora do Divino Amor. Exatamente naquele dia, houve a pacífica liberação de Roma", acrescenta o Papa.

A estátua havia caído de sua base, de 19 metros, após um forte temporal com vento, no passado 12 de outubro de 2009. A queda causou forte emoção entre as autoridades e habitantes da capital, muito devotos da Virgem sob essa invocação, que pediram que a imagem voltasse a seu lugar o quanto antes possível.

O próprio Bento XVI, em uma mensagem ao Superior Geral da Congregação de Dom Orione, havia expressado o desejo de que a "estátua voltasse a ser colocada o quanto antes para a devoção de todos os romanos".

A breve peregrinação do Santo Padre, com a bênção da Virgem restaurada, assume um grande significado religioso e civil para toda a cidade, já que a estátua é memória de eventos históricos gravados na consciência popular.

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo