O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nomeou como novo embaixador do país junto à Santa Sé o Presidente do Catholic Relief Services (CRS), Kenneth F. Hackett. O CRS é a agência de ajuda e desenvolvimento dos católicos norte-americanos. A Casa Branca fez o anúncio na última sexta-feira, 14, junto com a nomeação de outros embaixadores para o Brasil, Dinamarca, Etiópia, Alemanha e Espanha. O senado do país deverá ainda confirmar as nomeações.
Respeitado na Igreja católica não só nos EUA, com atividades na área da ajuda humanitária em nível mundial, Hackett, 66 anos, pode ser o décimo embaixador dos EUA junto à santa Sé. Ele sucede Miguel H. Díaz, teólogo chamado por Obama em 2009 e cujo mandato terminou em novembro do ano passado.
Ken Hackett trabalhou com o Catholic Relief Services, cuja sede central se encontra em Baltimora, por mais de 40 anos. Ofereceu seus serviços ao Peace Corps e também foi diretor executivo do mesmo de 1993 a 2011, período durante o qual coordenou todas as operações em mais de 100 países, demonstrado suas qualidade de diplomata.