EUA

Obama libera pesquisas com células-tronco embrionárias

Os Estados Unidos aprovaram ontem, 9, a liberação de dinheiro do governo federal americano para pesquisas com células-tronco embrionárias humanas. Barack Obama destacou que o plano visa a integridade da ciência e a promoção da pesquisa, apesar das implicações morais.O Vaticano mais uma vez reafirmou que o reconhecimento da dignidade pessoal deve compreender todas as fases da vida humana.

O governo norte americano pediu ainda que Institutos Nacionais de Saúde apresentem num prazo de quatro meses, as novas regras sobre o assunto. Obama nao quis apresentar diretrizes, preferiu deixar a critério das instituições decidir se é ético e legal arcar com as despesas com tais pesquisas.

Na cerimônia realizada na Casa Branca estiveram presente pesquisadores e ativistas que apoiam o uso de células-tronco embrionárias. Para Obama, a assinatura deste documento representa o cumprimento de uma de suas promessas feitas durante a campanha presidencial.

 

Analistas afirmam que a decisão de Obama também pode levar o Congresso americano a suspender uma outra proibição, a de gastar o dinheiro de impostos para criar embriões.

 

O acordo assinado por Obama coloca fim ao limite de financiamento assinado oito anos atrás por George Bush que proibia destinar fundos à criação de células-tronco embrionárias, mas encorajava a pesquisa com células-tronco adultas, consideradas mais promissoras por cientistas e além disso evitava consequências éticas.

Na opinião da Igreja Católica, a pesquisa com células tronco embrionárias é profundamente imoral. Analistas afirmam que a decisão de Obama também pode levar o Congresso americano a suspender uma outra proibição, a de gastar o dinheiro de impostos para criar embriões.

Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo