Mudanças

Obama diz estar confiante sobre mudanças no Egito

O presidente norte-americano, Barack Obama, disse estar confiante em que uma transição política ordeira no Egito possa resultar em um governo que continuará sendo parceiro dos Estados Unidos.

Em entrevista à emissora Fox News no domingo, Obama também declarou que a ideologia da organização proscrita Irmandade Muçulmana, principal grupo organizado de oposição ao presidente Hosni Mubarak, inclui facções anti-EUA.

Mas a Irmandade não tem o apoio da maioria no país, disse ele. "Por isso, é importante para nós não dizermos que nossas duas únicas opções são a Irmandade Muçulmana ou um povo egípcio reprimido", afirmou.

"O que eu quero é um governo representativo no Egito e tenho confiança de que o Egito caminha para um processo de transição ordeiro e que teremos no Egito um governo com o qual possamos trabalhar em conjunto, como parceiros".

Obama disse que apenas Mubarak, que tomou o poder em 1981, sabe se vai deixar logo o poder.

"Mas aqui está o que sabemos: que o Egito não voltará ao que era", declarou. "O povo egípcio quer liberdade, eles querem eleições livres e justas, eles querem um governo representativo, eles querem um governo responsável. portanto, o que dissemos é que devem começar a transição agora".

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo