Terra Santa

O Rabino-chefe de Israel diz que acolherá Bento XVI

O rabino-chefe de Israel, Yona Metzger, assegurou que acolherá calorosamente em Israel o Papa Bento XVI, que já recebeu o convite do governo deste país.

O Cardeal Walter Kasper, presidente da Comissão Pontifícia para as Relações Religiosas com o Judaísmo, declarou que o Papa aceitou o convite, porém poderá realizar-se "se lhe derem as condições adequadas". Ambos participaram no Congresso "A fé de Israel e a humanidade – A contribuição do judaísmo no mundo contemporâneo", organizado pela Comunidade Santo Egídio na Jornada de Reflexão Judaico-cristã, convocada pela Conferência Episcopal Italiana.

"No momento em que o Papa confirmar sua vinda em Jerusalém, o acolheremos calorosamente", afirmou Yona Metzger. O rabino, mesmo na constatação do aumento do antisemitismo na Europa, reconheceu que "nunca se deu um momento tão bom e significativo" nas relações entre judeus e cristãos.

No encontro participaram, entre outros, o Cardeal Georges Cottier, teólogo emérito da Casa Pontifícia, David Rosen, presidente do Comitê Internacional Judeu para as Relações Interreligiosas, e Andrea Riccardi, fundador da Comunidade de Santo Egídio. Outros participantes foram Oded Ben-Hur, embaixador de Israel na Santa Sé, o Bispo Rino Fisichella, reitor da Universidade Pontifícia Lateranense, Ricardo Di Segni, rabino-chefe de Roma, o Cardeal Paul Poupard, presidente dos Conselhos Pontifícios para a Cultura e Diálogo Interreligioso, e Itzhaq Haleva, rabino-chefe da Turquia.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo