Em Castel Gandolfo

O que o Papa faz durante as férias?

O verão é um tempo favorável para a escuta da Palavra do Senhor: é o que afirmou Bento XVI no domingo passado, durante o Angelus. Desde o dia 7 de julho, o Pontífice encontra-se na residência de Castel Gandolfo para um período de repouso. Um tempo dedicado, em particular, à escrita da terceira parte da sua obra sobre Jesus de Nazaré.

Sobre esse tempo de "férias" do Papa, confira o editorial do diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, padre Federico Lombardi:

Acesse
.: OUÇA o editorial (em italiano)

"Há alguns dias, o Papa começou a preparar o terceiro volume de sua grande obra sobre Jesus. Após ter entregue, nos meses passados, o manuscrito do segundo volume, dedicado à Paixão e à Ressurreição, do qual se estão preparando as traduções e edições nas diversas línguas e cujo lançamento nas bibliotecas está previsto para a próxima primavera [europeia], Bento XVI dedica-se agora à terceira e última parte, dedicada aos 'Evangelhos da infância'.

Como os fiéis puderam constatar por si mesmos, vendo o Papa por ocasião do Angelus no último domingo, Bento XVI, após alguns dias em Castalgandolgo, já aparece revigorado e sorridente, e imediatamente começou a se dedicar à atividade de leitura e estudo que, ainda que exigente, não o fadiga. E agora – como assinalei há pouco – começou a trabalhar em visto do término de sua obra sobre Jesus. É claro, então, o quanto ele carrega em seu coração o desejo de terminar esse grande projeto que iniciou anos atrás. No Prefácio ao primeiro volume, o Papa recordava ter começado a trabalhar nele durante as férias de verão de 2003, de ter dado forma definitiva aos capítulos entre 1º e 4 de agosto de 2004, e continuava: 'Após a minha eleição à sede episcopal de Roma, usei todos os momentos livres para levar adiante o livro'.

Por ocasião do Sínodo dos Bispos sobre a Palavra de Deus, muitas intervenções trouxeram à luz a importância crucial desta obra do Papa como modelo de leitura teológica e espiritual dos Evangelhos, como guia para os crentes encontrarem – através dos Evangelhos – a pessoa de Jesus: 'o Jesus real, o Jesus 'histórico' em seu verdadeiro e autêntico sentido', afirma com decisão o Papa. Levar-nos a encontrar Jesus! Eis o coração do serviço do sucessor de Pedro para a Igreja e para os homens de todos os tempos. É a isso que Bento XVI dedica as suas 'férias'. Obrigado. Boas férias – portanto – Santo Padre!".

Assista imagens exclusivas do Papa em Castel Gandolfo (disponibilizadas pelo Centro Televisivo Vaticano)

Assista
.: Conheça as atividades de Bento XVI em Castel Gandolfo

Siga o Canção Nova Notícias no twitter.com/cnnoticias
Conteúdo acessível também pelo iPhone – iphone.cancaonova.com  

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo