Novas Comunidades e Movimentos

O milagre suscitado pelo Espírito Santo para conversão do mundo

"A experiência dos movimentos e das novas comunidades confirmam a indicação fundamental da Exortação Apostólica Christifidelis Laici, quando afirma que é preciso recompor o tecido da sociedade humana e também a necessidade de recompor o tecido da comunidade eclesial", disse esta manhã, o sub-secretário do Pontifício Conselho para os Leigos, Professor Gusmán Carriquiry, em sua colocação no 2º Congresso das Novas Comunidades que acontece em Assis, na Itália.

Segundo Gusmán, "Esses são chamados a render testemunho do mistério da comunhão, do milagre da unidade, que se manifesta na relação humana mais verdadeiramente reconciliadora, fraterna, plena de humanidade, milagre suscitado pelo Espírito de Deus para a conversão e transformacão do mundo".

Neste sentido a Igreja é e deve difundir ainda mais de "forma mundis" o sinal, o fluxo e semente de um mundo reconciliado, salvo. "A história da Igreja se demonstra com o movimento eclesial suscitado pelo Espírito Santo no decorrer dos séculos. Sempre tiveram a intenção de retornar a fonte e atualizar de formas diversas e novas a experiência da comunidade primitiva descrita pelos Atos dos Apóstolos".

Disse ainda que: "a adesão fiel à Igreja é sinal de um renovado encontro com Jesus Cristo. De um Cristo encontrado sobretudo na Eucaristia, que é o centro e o núcleo da Igreja, do qual Ele é a cabeça". 

Hoje o celebrante da Eucaristia será Dom Dino Marchiò, Bispo de Caruaru – Brasil e Frei Luca Bartocccini da Comunidade Magnificat de Perugia – Itália irá conduzir a adoração ao Santíssimo Sacramento.

O 2° Congresso Europeu das Novas Comunidades, com o tema "Paz e Unidade em Cristo na Europa", começou nesta quinta-feira, 1° de Novembro, em Assis, na Itália e reúne mais de 300 pessoas de vários países da Europa.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo