Peru

'O domingo deve ser o centro da vida do cristão'

Durante a Missa celebrada com ocasião do 472 aniversário da fundação da capital peruana, o Cardeal Juan Luis Cipriani Thorne, Arcebispo de Lima e Primado do Peru, destacou que o domingo deve ser o centro da vida do cristão.

"O domingo tem tal força na nossa vida, que nunca devemos deixar de assistir na Santa Missa e na Eucaristia dominical, porque nos salva na Cruz, alimenta-nos na Eucaristia e nos ressuscita", disse o Cardeal. "Não podemos viver sem celebrar os mistérios da Eucaristia Dominical", adicionou. O Cardeal ressaltou logo "a grandeza e sabedoria de nossa fé católica", que fez do domingo, instituído por Jesus Cristo como o dia central da semana.

Por isso, “convido a todos a que volte a nascer essa esperança e essa alegria de ir ao templo”. Diante da presença das diversas comunidades emigrantes de língua quéchua em Lima, que assistiram com as imagens de suas respectivas advocações regionais, o Cardeal Cipriani sublinhou a importância de manter viva a fé mediante a preservação das tradições religiosas.

“Muitas vezes se vão perdendo esses costumes que recebemos de nossos pais e avós, de rezar, de ir ao templo, de nos aproximar da Confissão, de rezar o Rosário, e de oferecer esse sacrifício por aquela devoção a Maria e a Jesus; e aos poucos, vão colocando outros aspectos que já não são da fé católica”, advertiu o Arcebispo de Lima.

“Cuidem de suas tradições, e não deixem que o afã de dinheiro os leve a outros costumes que não são coisas boas e que ofendem a Deus”, concluiu.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo