O Núncio apostólico na Federação Russa, Dom Antonio Mennini, disse que o acordo de paz assinado nesta terça-feira, 12, entre a Rússia e a Geórgia é um passo avante, muito significativo. As duas partes encontraram este consenso no documento redigido juntamente com o presidente francês, Nicolas Sarkozy, presidente de turno da União Européia e com o presidente russo, Dmitry Medvedev.
"Entre os seis pontos do acordo se destaca o que diz respeito ao não recorrer às armas. Isso permitirá o acesso das ajudas humanitárias a fim de socorrer as vítimas de maneira estável e duradoura", ressaltou Dom Mennini.
O Núncio apostólico na Geórgia, Dom Cláudio Gugerotti, afirmou ser difícil dizer que o acordo de paz, assim como foi formulado, possa realmente resolver a questão osseta, que possui raízes complicadas. "Não basta, certamente, uma primeira resolução para resolver definitivamente o problema", sublinhou o prelado, e acrescentou que se está caminhando na direção do diálogo e das negociações, único caminho a ser percorrido.
Dom Gugerotti ressaltou que as únicas esperanças no momento são a alegria de poder sobreviver, de estar ainda em vida e cuidar das famílias e dos entes queridos.
.: Papa pede o cessar fogo das ações militares da Geórgia
.: Núncio Apostólico da Geórgia pede fim de conflitos