Encontro histórico

Núncio na Rússia comenta simbolismo do encontro entre Papa e Kirill

Encontro histórico entre Papa e Patriarca russo será realizado hoje em Cuba

Da Redação, com Rádio Vaticano

Uma vigília de oração na Catedral da Imaculada Conceição, em Moscou, na noite de quinta-feira, 11, foi a forma escolhida pelos católicos russos para sustentar, através da oração, o histórico encontro desta sexta-feira, 12, entre o Papa Francisco e o Patriarca Kirill em Cuba.

“Um evento histórico, que diz respeito não somente aos cristãos, mas ao mundo inteiro, e diz que a reconciliação é um processo longo mas possível, não obstante as dificuldades”, declarou à Agência SIR o Núncio Apostólico da Federação Russa, Dom Ivan Jurkovič.

Leia também
.: Francisco e Kirill: encontro das Igrejas concretiza sonho de JPII

“O que acontecerá não podemos saber porque é muito cedo. O que me parece que pode ser sublinhado até o presente momento é o valor simbólico deste encontro. Nós temos necessidade desta imagem. Sem esta imagem a Igreja não pode ser considerada sã. Basta pensar como foi terapêutica a imagem do abraço do Patriarca Atenágoras e Paulo VI nos anos sessenta. Por dezenas de anos esta imagem ficou pendurada nas paredes de nossas igrejas. É uma imagem que nos dá uma maturidade também religiosa”.

Segundo o núncio, o encontro entre o Papa Francisco e o Patriarca Kirill é uma imagem que falta aos dias de hoje e essas imagens têm um caráter simbólico, que consola, encoraja e é sinal de esperança.

“O encontro tem, por si só, um grande valor que depois terá consequências também práticas, que agora não sabemos e que serão anunciadas oficialmente. O simples fato de o encontro se realizar, por si só supera qualquer conteúdo. Tem um valor simbólico enorme. Será portador de consolação e nova serenidade para as pessoas”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo