Preparativos

Núncio fala sobre programa da viagem do Papa à Terra Santa

O roteiro ainda não está definido, porém o Núncio Apostólico em Israel adiantou alguns dos lugares que o Papa Francisco irá visitar

Da Redação, com Rádio Vaticano

nuncio_viagem_papa_TerraSantaO Papa Francisco visitará a Terra Santa a partir do próximo dia 24 de maio, até o dia 26. Embora o programa da viagem ainda não esteja totalmente definido, o Núncio Apostólico em Israel e Delegado apostólico em Jerusalém e Palestina, Dom Giuseppe Lazzarotto, adiantou alguns dos lugares de peregrinação do Santo Padre, ressaltando a possibilidade de mudanças no roteiro.

Segundo Dom Giuseppe, o Bispo de Roma deverá visitar Jordânia, Palestina, Israel e, em particular, Amã, Belém e Jerusalém.

Na Cidade Santa, o Pontífice visitará o Santo Sepulcro, o Yad Vashem, o Muro das Lamentações e a Esplanada das Mesquitas; participará de um encontro ecumênico com todas as Igrejas cristãs, que contará com a presença do Patriarca de Constantinopla, Bartolomeu. Naquele lugar, há 50 anos, deu-se o histórico encontro entre Paulo VI e Atenágoras.

Em Jerusalém, estão previstos ainda encontros com o Presidente Shimon Peres, com o Primeiro-Ministro Benyamin Netanyahu e os líderes religiosos locais.

Em Belém, haverá o encontro com Abu Mazen e a visita à Basílica e à Gruta da Natividade.

Já em Amã, primeira etapa da viagem apostólica, Papa Francisco se reunirá com o Rei Abdullah e Rania e jantará com os refugiados da Síria.

No entanto, as comunidades cristãs da Galileia e Nazaré lamentam o fato de que não esteja contemplada a visita Papa no programa, uma vez que tudo tenha começado em Nazaré, lugar da Anunciação.

Em alternativa, o Patriarca latino de Jerusalém, Dom Fouad Twal, afirma que está estudando a possibilidade da celebração de uma Missa ou de um encontro no Getsêmani.

O Papa Francisco anunciou sua peregrinação à Terra Santa, no Angelus, do último domingo, 5 de janeiro. Relembre as palavras do Papa na ocasião.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo