Ano da Juventude

Núncio aos jovens do Paquistão: educação é fundamental para o futuro

Mensagem foi por ocasião do encerramento do Ano da Juventude no Paquistão

Núncio aos jovens do Paquistão: educação é fundamental para o futuro./ Foto: Imagem de Wokandapix por Pixabay

Da redação, com Agência Fides

O Núncio Apostólico do Paquistão, Dom Christophe Zakhia El-Kassis, proferiu uma mensagem aos jovens do país nesta terça-feira, 30, por ocasião do encerramento do Ano da Juventude.

“Sua missão é espalhar a esperança em todos os lugares, somos batizados como filhos da esperança. Não fique deprimido, você é o nosso futuro e não queremos que fique deprimido. Para construir uma nação, precisamos que nossos jovens estejam firmemente enraizados em valores morais. Como jovens cristãos, sois chamados a viver os valores da fé, da esperança e do amor: para construir uma sociedade com os bons, exorto-vos a viver estes valores”, afirmou.

O Núncio também encorajou os jovens a se perguntarem o que podem fazer para construir uma nação próspera e pacífica, destacando a questão crucial da educação: “A educação molda nossas mentes, nos ajuda a ter uma vida saudável, nos dá a experiência de confiar em nós mesmos, para enfrentar os desafios desta vida. Não permita que nada nem ninguém o prive de um futuro brilhante.”

A este respeito, o Núncio convidou os jovens a não permitirem que os desafios e as dificuldades que vivenciam no Paquistão os impeçam de seguir um curso sério de educação, até o ensino médio e a universidade.

Dando a bênção especial do Papa Francisco, concluiu exortando os jovens do Paquistão a serem um sinal de esperança. “A nossa fé se baseia na esperança de que um dia estaremos com Jesus e no seu Reino”.

De 212 milhões de pessoas, o Paquistão tem uma das maiores populações jovens do mundo: 64% dos paquistaneses têm menos de 30 anos (dados do Serviço Mundial de Educação). O país tem um alto índice de crianças fora da escola: cerca de 22,7 milhões de crianças entre 5 e 16 anos, ou seja, 44% do total, não recebem educação (dados de 2017), enquanto a queda. a taxa de saída aumenta significativamente à medida que você sobe na escada educacional.

A taxa de desemprego juvenil está aumentando no país e, de acordo com o Índice de Desenvolvimento Global da Juventude (que usa parâmetros como educação, emprego, oportunidades e participação política para medir o progresso dos jovens), o Paquistão ocupa a 154ª posição entre 183 países.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo