António Guterres

Novo secretário-geral da ONU presta juramento nesta segunda-feira

Novo secretário-geral da ONU assume a função em janeiro de 2017 para um mandato de cinco anos

ONU

O atual secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao lado do chefe da ONU a partir de janeiro de 2017, António Guterres / Foto: ONU

O atual secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, ao lado do chefe da ONU a partir de janeiro de 2017, António Guterres / Foto: ONU

A Assembleia Geral das Nações Unidas se reúne, nesta segunda-feira, 12, para fazer um tributo ao atual secretário-geral, Ban Ki-moon, e receber o juramento do futuro ocupante do cargo, António Guterres.

O evento acontece, a partir das 10h, em Nova Iorque (13h em Brasília), e terá transmissão ao vivo pela internet nos seis idiomas oficiais da ONU. Clique aqui para acompanhar em inglês ou espanhol.

Guterres sucede o atual secretário-geral, Ban Ki-moon, da Coreia do Sul, indicado em 2006, cujo mandato termina no dia 31 de dezembro de 2016. O novo secretário-geral assume em 1º janeiro de 2017 para um mandato de cinco anos, que pode ser renovado pelos países-membros por mais cinco anos.

Nascido em Lisboa, o engenheiro de 67 anos foi primeiro-ministro de Portugal entre 1995 e 2002. Em 2005, Guterres assumiu a chefia da Agência da ONU para Refugiados (ACNUR), cargo que exerceu até dezembro do ano passado.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo