Núncio Apostólico

Nova "casa do Papa" no Sudão do Sul: presente que consolida relações

Na tarde de ontem, o Cardeal Pietro Parolin abençoou a pedra fundamental do novo edifício para a representação pontifícia em Juba 

Da Redação, com Vatican News

Cardeal Pietro Parolin / Foto: Reprodução Vatican Media

No final da tarde desta quinta-feira, 7, o secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Pietro Parolin, abençoou a pedra fundamental do edifício que abrigará a nova nunciatura apostólica do Sudão do Sul, na capital Juba. Participaram da cerimônia autoridades religiosas e civis. 

A nova nunciatura será construída ao norte de Juba, numa extensão verde ao lado do seminário, doada pela Conferência episcopal. “Um presente de Deus” que consolida as relações entre a Santa Sé e o Sudão do Sul, mas, acima de tudo, realça “o amor do Papa” por este país que ele quer visitar logo. O edifício ficará pronto em breve.  

A cerimônia

A Nunciatura está atualmente localizada em um prédio em Juba, propriedade particular e no momento alugada. Um alojamento temporário à espera da nova “casa do Papa”, como Parolin a chamou. 

O cardeal falou de um sinal do desejo de consolidar as relações entre a Santa Sé e a República Sudão do Sul através de uma representação apostólica. 

“O papel da Nunciatura é fortalecer a comunhão entre o Papa e os bispos e Igrejas locais, promovendo assim as relações, fomentando o compromisso com a paz”, disse o secretário de Estado vaticano. Ele pediu aos presentes que rezassem para que este projeto pudesse ser concretizado em breve. “Obrigado pela oportunidade de compartilhar este momento de alegria para vocês e para todo o povo do Sudão do Sul”.

Uma “casa” de oração

O núncio no Sudão do Sul, Dom Hubertus Matheus Maria Van Megen, residente em Nairóbi, no Quênia, falou de “um dia histórico para a presença da Igreja católica no Sudão do Sul”.

Dom Hubertus Matheus disse que esse é um desejo que se realiza graças à divina providência. “Indicou-nos este belo terreno na periferia”, quase “um símbolo de paraíso no meio da cidade de Juba”. 

Van Megen ressaltou: “Não é apenas uma representação diplomática, mas também quer ser uma casa de Deus. Todos aqueles que viverão e trabalharão aqui rezarão de maneira especial pela assistência do Espírito Santo”. 

O bispo acrescentou que o papel da nunciatura será assegurar que os membros nunca deixarão de apoiar seu Cabeça, que é Cristo, representado pelo Santo Padre Papa Francisco neste momento particular da história.

“Que esta Nunciatura”, acrescentou, “seja então a expressão do amor da Igreja universal para a Igreja particular no Sudão do Sul. Uma expressão do amor do Papa Francisco pelo povo do Sudão do Sul.”

A congratulação do governo

Falando em nome do governo durante a cerimônia, o Ministro de Assuntos Presidenciais, Barnabé Marial Benjamin, destacou que o executivo também aplaude a obra, que reforça a cooperação entre a Igreja e Estado no Sudão do Sul. 

“Esta é uma grande notícia para o povo do Sudão do Sul que está unido na Igreja” e “espera a visita do Papa Francisco a este país”.

Um tijolo da Porta Santa

Após a leitura do Evangelho, durante um canto entoado, o Cardeal Parolin descobriu a teca de vidro, envolta em uma bandeira amarela e branca da Cidade do Vaticano, para abençoar a pedra fundamental.

Trata-se de um tijolo que havia sido colocado na Porta Santa da Basílica de São Pedro no final do Ano Jubilar de 2000, convocado por João Paulo II. 

O tijolo foi então retirado da mesma Porta Santa aberta por Francisco para o Jubileu da Misericórdia de 2016.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo