“O Papa mostrou como se deve enfrentar os problemas da Igreja através de um diálogo construtivo e permanente com todas as correntes de pensamento, todas as nações, todas as Igrejas e todas as confissões religiosas”. Assim o Presidente do Conselho Episcopal latino-americano (CELAM) e Arcebispo de Tlanepantla, no México, Dom Carlos Aguilar Retes, enalteceu o pontificado do Papa Bento XVI, que se concluirá no próximo dia 28.
Por meio de uma nota, o presidente do CELAM afirma que recordará o Santo Padre como “um homem de fé, que demonstrou levar muito em consideração as exigências do ministério petrino, tanto por saber reconhecer com grande realismo a constante diminuição das próprias forças físicas, por causa da idade que avança, e renunciar”.
Em particular, Dom Retes, há quase um ano da visita de Bento XVI ao México, recordou as palavras que ele dirigiu às crianças: “Meus pequenos amigos, vocês não estão sozinhos, podeis contar com a ajuda de Cristo e de sua Igreja”.
E se fazendo porta-voz do sentimento que a visita suscitou nos fiéis mexicanos, ele afirmou: "a garantia que o bem vencerá sempre no projeto de salvação de Cristo, morto sobre a cruz e após ressuscitado para toda a humanidade".