Visita à Coreia do Sul

Norte-coreanos aguardam autorização para encontro com Papa

A visita do Pontífice, que está programada para os dias 14 a 18 de agosto, ocorrerá por ocasião da VI Jornada da Juventude Asiática

Da Redação, com vatican.news

A Igreja Católica na Coreia do Sul pediu à Coreia do Norte que autorize a viagem de dez fiéis católicos para participarem da Missa que o Papa Francisco celebrará durante a sua visita a Seul. A visita do Pontífice, que está  programada para os dias 14 a 18 de agosto, ocorrerá por ocasião da VI Jornada da Juventude Asiática.

A Arquidiocese de Seul informou, nesta terça-feira, 15, que espera que a Coreia do Norte responda à solicitação no início de agosto. A Constituição da Coreia do Norte garante a liberdade de culto, porém, na prática, somente os serviços autorizados são tolerados pelo governo.

Leia também:
.: Conheça o hino oficial da visita do Papa à Coreia do Sul
.: Vaticano divulga dados sobre Igreja Católica na Coreia do Sul
.: Papa visitará a Coreia do Sul em agosto deste ano

A Coreia do Sul convidou, em maio deste ano, membros da comunidade católica da Coreia do Norte para participar da Missa de encerramento da Jornada da Juventude, com o Papa Francisco, que será celebrada no dia 18 de agosto. Porém, até o momento, a autorização não havia sido pedida ao Governo.

Segundo fontes da arquidiocese sul-coreana, havia cerca de 50 mil católicos na Coreia do Norte antes da Guerra das Coreias, que ocorreu entre 1950 e 1953. Desde a data, as duas nações vivem em conflito e é vetado o trânsito de qualquer civil entre elas.

O site oficial da viagem de Francisco à Coreia do Sul está on-line desde segunda-feira, 14. Atualmente em inglês e coreano, a plataforma fornece informações sobre a organização, orações,  encontros litúrgicos e todos os eventos que marcarão a terceira peregrinação internacional do Papa argentino.

Francisco será o segundo Papa a visitar a Coreia do Sul. O Papa João Paulo II esteve no país por duas vezes, em 1984 e 1989.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo