A Comissão Cardinalícia para a Supervisão do Instituto para as Obras de Religião (IOR), nomeou, de acordo com os Estatutos, como novo presidente do Conselho de Superintendência Sr. Ernst Von Freyberg. Os outros quatro membros do Conselho mantém os seus cargos.
Segundo comunicado divulgado nesta sexta-feira, 15, pelo boletim da Santa Sé, a decisão é resultado de profunda avaliação e de diversas entrevistas realizadas pela Comissão Cardinalícia, sempre com o apoio do Conselho de Superintendência.
Foi um processo que durou alguns meses, o que permitiu a avaliação de vários perfis de alto nível profissional e moral, também com a ajuda de uma Agência internacional independente, líder na seleção de altos dirigentes de empresa.
O comunicado informa ainda que o Papa Bento XVI, que acompanhou de perto todo o processo de seleção e escolha do novo presidente do Conselho, expressou Seu total apoio à decisão da Comissão Cardinalícia.
O presidente anterior do Conselho, Gotti Tedeschi, foi demitido da função em 24 de maio de 2012, sob a justificativa de não ter realizado várias funções de primordial importância para a administração do Instituto.