Risco de epidemia

No Texas, 80 pessoas foram expostas a paciente com Ebola

Sobe para 80, o número de pessoas que podem ter sido expostas a paciente diagnosticado com Ebola no Texas, Estados Unidos…

Da redação, com Reuters

Vista-geral do hospital Texas Health Presbyterian Hospital, em Dallas, no Texas / Foto: Reuters

Vista-geral do hospital Texas Health Presbyterian Hospital, em Dallas, no Texas / Foto: Reuters

As autoridades de saúde do estado norte-americano do Texas afirmaram nesta quinta-feira, 02, que mais de 80 pessoas tiveram contato, direto ou indiretamente, com o paciente diagnosticado com Ebola em Dallas.

O número representa um aumento significativo em relação às 18 pessoas que as autoridades disseram que podem ter sido expostas ao vírus. Todos estão sendo monitorados e ninguém manifestou sintomas. Quatro familiares do paciente foram colocados em quarentena como precaução.

Uma autoridade médica de alto escalão pediu aos hospitais dos EUA para extraírem lições do episódio em Dallas, onde um hospital mandou o paciente retornar para casa inicialmente, apesar da informação de que ele havia visitado a África Ocidental recentemente, o que potencialmente expôs mais pessoas ao vírus.

Autoridades médicas do Texas ordenaram quatro familiares “próximos” ao paciente a não receberem visitantes e disseram que eles poderiam ser presos, caso saiam de casa sem permissão até o dia 19 de outubro. Os quatro, no entanto, não exibem sintomas.

“Temos protocolos testados e verdadeiros para proteger a população e conter a propagação da doença”, disse o médico David Lakey, comissário de Saúde do Texas. “Esta ordem nos dá a capacidade de monitorar a situação da forma mais meticulosa.”

Autoridades médicas têm pedido aos funcionários de saúde dos EUA que examinem pacientes para identificar possíveis traços da doença, e que perguntem aos pacientes sobre seu histórico de viagens.

“Infelizmente, isso não aconteceu nesse caso”, disse o médico Anthony Fauci, chefe do Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas. “Precisamos apenas colocar isso para trás, olhar para frente e ter certeza de que isso não se repita no futuro.”

O paciente de Dallas, proveniente da Libéria, buscou por tratamento inicialmente em um hospital presbiteriano do Texas na quinta-feira da semana passada, mas foi medicado com antibióticos e enviado de volta para casa, apesar de ter contado à enfermeira que esteve recentemente no oeste da África. No domingo, ele precisou de um ambulância para retornar ao mesmo hospital.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo