Esperança na África

No Sudão do Sul, nasce a rádio católica "Voz da Esperança"

No Sudão do Sul, quase concomitantemente com o país, nasce a Rádio “Voz da Esperança”, nova emissora da diocese de Wau, que foi inaugurada neste domingo, 23. Os testes de transmissão já estão sendo efetuados com uma hora de notícias diárias em inglês e em árabe.

Segundo a agência Sir, a iniciativa é de missionários combonianos e bispos locais e está ligada à rede de rádios católicas do Sudão. Com um pessoal formado por seis jovens, a previsão é de que alcance de 500 a 800 mil ouvintes. Essa diocese conta com um milhão e meio de católicos.

Infelizmente, a sobrevivência da emissora está sendo dificultada, já desde o início, pelo aumento do preço do petróleo, o qual subiu para além da medida após a independência de Cartum. Por isso, já se estuda um sistema de energia solar.

“A rádio representa, para esta zona, o único meio de comunicação, tanto que estamos pensando também em programas que falem sobre saúde, alfabetização e língua inglesa”, disse a Diretora da Rádio, Enrica Valentini. Portanto, a emissora não atuará somente em nível pastoral, mas também informativo e educativo, ainda com proposta de sensibilização para a paz e para a reconciliação.

A cerimônia de inauguração, em 23 de outubro, terá as palavras e a bênção do Bispo de Wau e Presidente da Conferência Episcopal, Dom Rudolf Deng Majak.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo