No Peru, a diversidade cultural e litúrgica resgata significado do Natal

Para resgatar o significado cristão do Natal, a Igreja em Arequipa, no Peru, se prepara com a reflexão sobre vários temas, a oração comunitária e uma exposição de presépios.

A Arquidiocese de Arequipa promoveu uma série de atividades culturais e litúrgicas, com o fim de ajudar os fiéis a recuperar o verdadeiro significado cristão do Natal. Centenas de fiéis, a cada dia, na catedral da cidade, participam da Novena de Natal, da Adoração Eucarística e da celebração da Santa Missa.

Todos os dias, um grupo de leigos da Arquidiocese anima a Celebração, propondo e ilustrando um tema, que foram escolhidos para guiar a reflexão sobe o verdadeiro significado no Natal, e recuperar o seu verdadeiro sentido.

No Auditório São Turíbio de Mogrovejo, foi também montada uma Exposição de presépios. Esta quinta-feira, 22, um presépio com imagens de dimensão real será colocado na Igreja Catedral.

Tradição e humildade nos símbolos

A encenação do presépio será acompanhada por cantos natalinos tradicionais (villancicos), que louvam o nascimento do Menino Jesus no humilde presépio de Belém, e serão executados cantos pelo coral da cidade.

Na Noite Santa, a Celebração da Santa Missa será presidida por Dom José Paulino Ríos Reynoso, Arcebispo de Arequipa, que em sua Mensagem natalina, relevou que o Natal é uma nova oportunidade de ser, de amar e de perdoar.

“É a oportunidade doada pelo Pai à humanidade, em seu Filho, Jesus. É a oportunidade de renascer em Jesus como dom de Deus ao próximo. É o mundo novo, que devemos às crianças e aos jovens…”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo