Ebola

Nigéria está livre do vírus ebola, afirma OMS

Após 42 dias sem confirmação de novo caso do ebola, a OMS declarou que a Nigéria está livre do vírus

Da redação, com Agência Brasil

A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou nesta segunda-feira, 20, que oficialmente a Nigéria está livre do ebola, após 42 dias – ou dois períodos de incubação – sem qualquer novo caso confirmado do vírus.

“O vírus desapareceu. O surto na Nigéria foi derrotado. Esta é uma história de sucesso que mostra ao mundo que o ebola pode ser contido”, disse o representante da OMS no país, Rui Gama Vaz, em Abuja, capital nigeriana.

No total, morreram oito pessoas de 20 casos confirmados na maior cidade da Nigéria, Lagos, e no centro petrolífero de Port Harcourt, tendo sido monitoradas cerca de 900 pessoas para se detectar sintomas da doença.

Além de acompanhamento dos que poderiam ter tido contacto com os doentes, o país introduziu inspeções de rastreamento médico rigoroso em todos os aeroportos e portos para chegadas e partidas.

Segundo o último balanço da OMS, o ebola causou mais de 4,5 mil mortos em cerca de 9 mil casos registrados na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné-Conacri, os mais afetados. Também houve registros na Nigéria, no Senegal, na Espanha e nos Estados Unidos.

A chegada do vírus ebola à Nigéria, a mais populosa nação africana, a principal economia e o maior produtor de petróleo, provocou receios da sua rápida disseminação pelo país de 170 milhões de pessoas. Mas este cenário não ocorreu e especialistas de saúde envolvidos no combate ao surto da febre hemorrágica elogiaram as autoridades por sua resposta rápida.

A declaração oficial da OMS de país livre da doença em relação à Nigéria ocorre depois de essa condição ter sido dada ao Senegal na última sexta-feira, 17.

O ebola, que se transmite por contato direto com o sangue, líquidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados, foi identificado pela primeira vez em 1976. Não existe vacina, nem tratamentos específicos e a taxa de mortalidade é elevada. O período de incubação da doença pode durar até três semanas.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo