Nesta quinta-feira

Nicarágua: oração e jejum pelo presente e futuro do país

Iniciativa é promovida pela Conferência Episcopal da Nicarágua

Da redação, com Rádio Vaticano

Realiza-se nesta quinta-feira, 6, em todas as paróquias da Nicarágua um dia de oração e pelo presente e futuro do país. A iniciativa é promovida pela Conferência Episcopal Nicaraguense.

No próximo dia 6 de novembro 3 milhões e 400 mil nicaraguenses serão chamados às urnas para eleger o Presidente da República e 90 deputados da Assembleia Nacional.

Segundo a Agência Fides, a situação no país ainda é tensa por causa da terceira candidatura consecutiva do Presidente Daniel Ortega, não prevista pela Constituição, e por causa do debate em andamento sobre a presença de observadores internacionais a fim de garantir eleições livres e transparentes.

Os bispos Silvio José Báez, Auxiliar de Manágua, Rolando Alvarez Lagos, Bispo de Matagalpa, e Juan Abelardo Mata, Bispo de Estelí, manifestaram preocupação pelo futuro da democracia na Nicarágua.

“Queremos iluminar a partir de nossa fé, como Pastores da Igreja, este momento histórico. Convidamos todos os cidadãos a enfrentar este processo eleitoral com decisão e a agir, segundo a própria consciência, livremente e sem medo de nenhuma coerção externa”, lê-se no comunicado dos Bispos publicado em 22 de agosto e relançado novamente estes dias.

“Em tempos de crise e tensão é fácil ceder à tentação da violência, mas isso resolve nunca os conflitos. Convidamos todos os nicaraguenses a agirem pacificamente, no respeito pelas escolhas legítimas de cada pessoa e a evitar tudo aquilo que ameaça a integridade física e moral dos outros. A paz é um dom de Deus, mas é também o fruto da justiça e do compromisso humano”, concluem os bispos.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo