Sábado Santo

Neste sábado, Papa preside Missa da Vigília Pascal

Papa Francisco irá batizar dez catecúmenos durante a Missa da Vigília Pascal neste sábado

Da redação, com Rádio Vaticano

Neste sábado, Papa preside Missa da Vigília PascalNeste Sábado Santo, 19, o Papa Francisco preside à Vigília pascal na Basílica Vaticana. A TV Canção Nova transmite esta celebração a partir das 15h30 (horário de Brasília).

A Igreja celebra nas últimas horas do Sábado Santo e nas primeiras de Domingo de Páscoa o principal e mais antigo momento do ano litúrgico, a Vigília Pascal, assinalando a ressurreição de Jesus.

Esta é uma celebração mais longa do que a habitual, em que são proclamadas mais leituras da Bíblia, percorrendo um caminho que conta a história de Salvação do povo de Deus, que se inicia com a criação do mundo, e prossegue até a nova criação realizada com a Ressurreição de Jesus.

Acesse
.: Entenda as celebrações do Tríduo Pascal

Como acontece habitualmente, desde o início do Cristianismo, nesta noite costuma-se ministrar o sacramento do batismo a algumas pessoas. Neste ano, o Santo Padre irá batizar dez catecúmenos de vários países.

A vigília começa com o ritual do fogo novo e da luz que recorda a ressurreição de Jesus; o Círio Pascal é preparado: o presidente da celebração grava uma cruz; em seguida, traça no alto a letra grega Alfa, embaixo a letra Ômega e, entre os braços da cruz, os quatro algarismos que designam o ano em curso. E insere cinco grãos de incenso, em memória das cinco chagas do Cristo.

O ‘aleluia’, suprimido no tempo da Quaresma, volta em vários momentos da Missa como sinal de alegria.

Em sua primeira vigília pascal como Papa, no ano passado, Francisco fez um pedido aos fiéis, para que não se fechem à novidade que Deus quer trazer à sua vida.

“Muitas vezes sucede que nos sentimos cansados, desiludidos, tristes, sentimos o peso dos nossos pecados, pensamos que não conseguimos? Não nos fechemos em nós mesmos, não percamos a confiança, não nos demos jamais por vencidos: não há situações que Deus não possa mudar; não há pecado que não possa perdoar, se nos abrirmos a Ele”, disse Francisco na homilia de 30 de março de 2013.

Leia também
.: Papa preside celebração da Paixão do Senhor
.: Via Sacra no Coliseu presidida pelo Papa

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo