Este pode ser uma dos piores acidentes ambientais no país, apontam autoridades
Da redação, com Reuters
Um navio cargueiro carregando toneladas de produtos químicos está afundando na costa oeste do Sri Lanka, informaram a Marinha o governo do país nesta quarta-feira, 2, em um dos piores desastres marítimos de todos os tempos.
Os esforços para rebocar a embarcação para águas mais profundas tiveram que parar porque sua traseira estava atingindo o fundo do mar, explicou o capitão Indika de Silva.
O MV X-Press Pearl, registrado em Cingapura, transportando 1.486 contêineres, incluindo 25 toneladas de ácido nítrico, além de outros produtos químicos e cosméticos, estava ancorado na costa oeste da ilha quando um incêndio irrompeu em 20 de maio.
As autoridades têm lutado contra o incêndio desde então, quando contêineres em chamas carregados com produtos químicos caíram do convés do navio.
Desastre ambiental
Toneladas de pelotas de plástico inundaram a costa da ilha e os vastos pesqueiros, criando uma das maiores crises ambientais em décadas, dizem os especialistas.
“A empresa responsável pela operação de salvamento do X-Press Pearl indicou que o navio está afundando na posição atual”, informou o ministro da Pesca, Kanchana Wijesekera.
O governo proibiu a pesca ao longo de um trecho de 80 quilômetros de costa, afetando 5.600 barcos de pesca, enquanto centenas de soldados foram destacados para limpar a praia.