A Igreja celebra, hoje, Nossa Senhora Menina. A devoção, nascida no México e reconhecida pelo Papa Gregório XVI, destaca a infância de Maria. Aqui no Brasil, o único santuário dedicado a ela está em Aracaju, capital de Sergipe.
Reportagem de Silas Santos e Sidiclei Sales
Este é o Santuário Eucarístico Nossa Senhora Menina. O título mariano faz referência à infância e pureza de Maria. O templo em Aracaju possui uma réplica da imagem original trazida do México. “Uma irmã teve uma visão na festa de Santo Reis diante do presépio adorando o Menino Jesus de Nossa Senhora na sua tenra idade, que disse para ela que quem cultuasse a imagem dela como menina que receberia graças especiais. Começaram então a confeccionar a partir da imagem que ela viu uma imagem de Nossa Senhora Menina e ali começou a devoção. Então, na festa da Natividade se celebra com alegria Nossa Senhora Menina”, contou o reitor do Santuário Eucarístico Nossa Senhora Menina, padre Vatewan Correia Cruz.
Dona Diamar e seu José Augusto tem 60 anos de casados. Eles contam que frequentam o santuário há mais de três décadas, motivo de alegria e de muitas graças alcançadas.
“Essa menina que Deus escolheu para ser a mãe do Cristo. Se Ele escolheu que Ele sabe que ela era realmente extraordinária. Nossa Senhora é a razão de todos nós respeitarmos e aceitarmos Cristo como filho de Deus”, falou o médico, José Augusto Prado.
O santuário foi inaugurado em 1942, único no Brasil dedicado à Nossa Senhora Menina.
Os cuidados com o templo recebem ajuda das irmãs Filhas do Amor e da Misericórdia eucarística. “A organização da liturgia, fica com as irmãs, a organização também de Nossa Senhora Menina, de preparar o seu bercinho, trocar suas roupas. Temos a Santa Missa pela manhã e logo em seguida Jesus é exposto”, afirmou, do Instituto Religioso Irmãs Filhas do Amor e da Misericórdia Eucaristica, Irmã Clara Maria.
“Alimenta a nossa fé e vê a fé do povo. Aracajuano também é muito viva assim e vê como de fato Nossa Senhora Menina atua intercedendo pelas necessidades de todos”, disse do Instituto Religioso Irmãs Filhas do Amor e da Misericórdia Eucaristica, Irmã Bernadete Maria.
“Tudo na Virgem Maria estava direcionado para a Santíssima humanidade de Jesus Cristo, o verdadeiro templo de Deus. A festa da sua apresentação expressa essa pertença exclusiva de Nossa Senhora Deus”, conclui a escritora, Iza Diamar.