Terra Santa

Natal, uma mensagem de amor para palestinos e israelenses

ZENIT.org

O Natal convida palestinos e israelenses a superar os mútuos medos e a amar-se como filhos de Deus, assegura o patriarca latino de Jerusalém. Mesmo com as dificuldades já reveladas para a imprensa, Sua Beatitude Michel Sabbah quis expressar sinais de esperança e paz Dom Sabbah apresentou aos jornalistas , na sede do patriarcado, a mensagem que escreveu por ocasião do Natal.

O texto, segundo explicou, quer deixar uma mensagem não só para os cristãos, mas a todos os palestinos e a todos os israelenses: Deus vos criou não para ter medo um do outro ou para que vos matem, mas para amar-vos uns aos outros. Em seguida, a mensagem natalina dirige-se aos políticos, tanto palestinos como israelenses, que com sua política podem decidir a vida ou a morte de muitas pessoas desta Terra Santa.

Tendes de ser construtores da vida, não da morte. Tendes de saber que as demolições, a morte e a luta não trouxeram e não trarão mais que demolições, morte e continuação da luta.

Segundo o patriarca, a persistência das injustiças em cada um de seus aspectos, o muro, as barreiras, os prisioneiros, os assassinatos não fazem mais que alimentar a violência. Quando acabar a injustiça, causa da violência, acabará a violência e reinará a segurança, considera.

O desejo de Sabbah para o novo ano é poder começar um novo período no qual cesse a violência por ambas partes, a israelense e a palestina. Neste sentido, o patriarca é otimista. “As dificuldades são numerosas, mas há uma vontade sincera que é superior a toda dificuldade, pois encontra sua solução”.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo