Ataque na Síria

“Não há solução militar para o conflito na Síria”, diz chefe da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas se pronunciou na noite desta sexta-feira, 13, sobre os mais novos ataques aéreos na Síria

Da redação, com ONU Brasil

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, durante encontro no Conselho de Segurança sobre a Síria/ Foto: Manuel Elias – ONU

O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, se pronunciou na noite dessa sexta-feira, 13, sobre os mais novos ataques aéreos na Síria, ordenados por Estados Unidos, França e Reino Unido. “Não há solução militar para o conflito na Síria”, afirmou Guterres, que prosseguiu pedindo aos Estados-membros da ONU, que demonstrem contenção na tentativa de evitar quaisquer atos que possam agravar a situação e o sofrimento do povo sírio.

“Existe uma obrigação, particularmente quando se trata de questões de paz e segurança, de agir de forma consistente com a Carta das Nações Unidas e com o direito internacional em geral. A Carta da ONU é muito clara sobre essas questões. O Conselho de Segurança é o principal responsável pela manutenção da paz e segurança internacionais”, disse Guterres, ao pedir que o Conselho de Segurança assuma suas responsabilidades.

O chefe da ONU voltou a solicitar o estabelecimento de mecanismos independentes para investigar o uso de armas químicas no conflito em curso na Síria, que entra em seu oitavo ano, e comentou sobre o suposto uso de armas químicas no último sábado, 7, em Duma, na região de Ghouta Oriental.

“Qualquer uso de armas químicas é abominável. O sofrimento que causa é horrendo. Tenho expressado repetidas vezes minha profunda decepção pelo fato de o Conselho de Segurança não ter chego a um acordo sobre um mecanismo dedicado à efetiva responsabilização pelo uso de armas químicas na Síria”, expressou.

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo